Instituto Pensar - Partidos socialistas da Europa reafirmam pacto pelo desenvolvimento sustentável

Partidos socialistas da Europa reafirmam pacto pelo desenvolvimento sustentável

por: Igor Tarcízio 


Ministros dos Partidos Socialistas Europeus (PES) em Bruxelas (Imagem: Reprodução/PES)

Líderes europeus devem continuar a agir em conjunto para defender a Europa da inflação e o fortalecimento das medidas de segurança do continente, além de promover o desenvolvimento sustentável nos países europeus. Esta foi a resolução de uma reunião, realizada em Bruxelas, na Bélgica, entre os ministros dos Partidos Socialistas Europeus (PSE) na última quarta-feira (23).

O encontro entre socialistas teve como objetivo debate sobre o conflitro entre Rússia e Ucrânia e os impactos da guerra no continente europeu.

Ministros da Finlândia, Itália, Portugal, Espanha e Suécia reuniram-se para coordenar antes do Conselho de "Assuntos Gerais da União Europeia?, abordando pontos-chave da agenda do próximo Conselho Europeu.

O presidente da reunião, o ministro finlandês para Assuntos Europeus e Direção de Propriedade, Tytti Tuppurinen, reinterou o apoio à Ucrânia no conflito. "Amanhã marcam três meses desde o início da brutal invasão russa da Ucrânia. Continuamos ao lado da Ucrânia, apoiando-a de todas as maneiras que podemos?, declarou.

"Desde o final de fevereiro, tivemos que fazer escolhas sem precedentes para proteger o que é mais importante: as pessoas. Durante a pandemia, os Estados-Membros provaram que podiam agir em conjunto em tempos difíceis. Os líderes europeus devem mostrar a mesma unidade agora?, concluiu.

Futuro sustentável da Europa

A reunião também conversou sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa. De acordo com os líderes socialistas, a discurssão sobre os proxímos anos do continente é um "importante exercício democrático que deve estar à altura do seu potencial? para concretizar as propostas ambiciosas e construtivas apresentadas pelos cidadãos, sociedade civil, parlamentos nacionais e autoridades regionais e locais?.

Para os socialistas, será vital que os progressistas liderem o processo de acompanhamento, para construir o futuro mais justo, igualitário e sustentável que os cidadãos desejam.

"É um sinal positivo que muitas das propostas feitas pelos cidadãos já podem ser avançadas no quadro das políticas existentes da UE?, declararam em ata da reunião.

O PES também afirmou que irão pressionar para garantir que a União Europeia tenha as ferramentas disponíveis para realizar as reformas que os cidadãos reinvidicam.

PSB e o desenvolvimento sustentável

Em seu processo de Autorreforma, o PSB defenda a necessidade de enfrentar a degradação do meio ambiente e as mudanças climáticas torna necessária uma alternativa ao modelo econômico neoliberal.

Pensando em cenários futuros, a legenda definiu o Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde como um dos Eixos Temáticos da Autorreforma, documento que guiará os socialistas brasileiros nos próximos anos.

Os destaques foram debatidos durante o XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, com o objetivo de possibilitar um desenvolvimento econômico mais sustentável, o projeto tem três premissas principais: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.

Leia também: Debate sobre Políticas Sociais e Cidades Criativas discute novas propostas

O estatuto do PSB defende que a pauta verde deve estar no centro das políticas econômicas e sociais para o desenvolvimento sustentável, que ganha cada vez mais importância, possibilitando enfrentar de maneira estruturante os desafios da economia verde e inclusiva.

Com informações do PES




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: